Água é vida! É conhecido de todos que podemos passar alguns dias sem nos alimentar, mas sobreviveríamos pouco sem água. Alguns conhecimentos sobre ela são populares: sabemos, por exemplo, que a água está ligada às emoções, e que 70% do nosso corpo é formado por este elemento. A água está relacionada à lua e ao feminino.

Aqui vão alguns entendimentos sobre este precioso elemento em várias filosofias, para que você possa explorar mais sobre ele na sua vida:  

Água e Feng Shui

No Feng Shui a água está relacionada à prosperidade e à energia. Se você está com problemas financeiros e falta de energia (chi), verifique se não há vazamentos, torneiras com problemas, água parada. Consulte uma profissional para entender qual parte da sua casa corresponde à área financeira, e como ela pode ajudá-la em caso, por exemplo, de um curso de água lento muito próximo à casa.

Os Elementais e a água

Seguindo a tradição de Paracelso, a Antroposofia reconhece a existência de seres elementais entre nós, ou “espíritos da natureza”, de constituição etérica. Como o nome indica, estes seres estão ligados aos quatro elementos: gnomos, com a terra; silfos, com o ar; salamandras, com o fogo e ondinas (ou ninfas) com a água.

Se, para Paracelso, os elementais tinham um papel na nossa cura, para Rudolf Steiner, criador da Antroposofia, havia mais: sem a ajuda destes seres, não seríamos capazes de “organizar nossos próprios pensamentos”. Ainda, ao negarmos a existência destes seres, “negamos o entendimento do mundo, entendimento necessário para a vida, a saúde, e especialmente para a arte da cura.” (Peter Tompkins).

Steiner também reconhecia o trabalho das ondinas com relação às nossas emoções.

A água nos quatro temperamentos

Seguindo a tradição de Hipócrates e de Carl Jung, a Antroposofia também reconhece os quatro temperamentos: melancólico (elemento terra); colérico (elemento fogo); sanguíneo  (elemento ar) e fleumático (elemento água).

Nas escolas Waldorf, baseadas na filosofia Antroposófica, este conhecimento é de vital importância: as crianças de um mesmo temperamento são colocadas próximas às outras e em oposição ao temperamento antagônico: fleumático em oposição ao colérico e melancólico em oposição ao sanguíneo.

A criança fleumática se “acende” pelo interesse de outras crianças, e quando se entende útil naquele ambiente.

Este temperamento está ligado ao corpo astral (emocional) e ao sistema glandular.

Note que o elemento éter que predomina no corpo de um fleumático é o mesmo chi com o qual o Feng Shui associa a água.

A água e a psiquê humana segundo Jung

“Para Jung a Teoria dos Quatro Elementos é uma metáfora alquímica para explicar o processo de formação e de integração da psique humana.” (Ana Penedo)

Esta teoria deu forma à uma das ferramentas de autoconhecimento com as quais trabalho, o MBTI®. Para Jung, o consciente se expressa de quatro formas: através do pensamento (elemento ar), da sensação (os cinco sentidos – elemento terra), a intuição (elemento fogo) e o sentimento (elemento ar). 

Cada uma dessas funções pode ser expressa de forma introvertida ou extrovertida, o que no MBTI® resulta em 16 personalidades diferentes.

Água no Zodiáco

Os signos de elemento água (emoção) são Câncer, Escorpião e Peixes. No zodíaco, este elemento tem a ver com “sentimentos, impressões, sensações, necessidades e proximidade” (Vanessa Tuleski).

A pessoa com pouco elemento água no mapa pode ter a tendência a ser menos compassiva, por exemplo. Já a pessoa com água em excesso pode se negar a ver evidências.