Sandra Ingerman diz que “poder é a habilidade de transformar energia.” Se pensarmos que tudo é energia, conseguimos entender a importância desta palavra: pelo poder, transformamos dinheiro, saúde física e mental, enfim, tudo. Não é à toa que às vezes a palavra “poder” é usada como sinônimo de Deus (ex: o poder que criou tudo).

É também neste sentido que o Deepak Chopra faz uma conexão entre poder e abundância, ao dizer que quando nos disconectamos do nosso poder pessoal, achamos que a porta da abundância está fechada.

Chopra fez um ciclo de meditações todinho voltado para empoderamento, e definiu poder como “o lugar onde as possibilidades emergem.” Aqui vai um resumo. 

Primeiramente, nos sentimos desempoderados porque nos afastamos da nossa essência, ou seja, o entendimento de quem somos realmente. Se “essência” é uma palavra ainda sem significado para você, aqui vão algumas palavras ligadas à ela para que você possa se familiarizar: conexão, presença, clareza, fluxo, respiração, meditação, amor, aceitação, criatividade, expansão, rendição, unidade, deixar ir.

Poder começa com clareza, que é não existir imerso na confusão, na dúvida, no medo e complexos de inferioridade. Como falar é mais fácil do que fazer, eu simplificaria dizendo que poder começa com olhar pra essas coisas e saberem que elas existem dentro de nós (consciência). 

O real propósito do poder deveria ser sentir-se realizado (fulfilled) e inteiro (wholeness). Não tem nada a ver com conseguir as coisas do seu jeito, ou poder manipular os outros, o que é uma qualidade do ego.

Por onde começar?

O lugar de poder é o agora, o presente. Olhar para o passado e para o futuro desempoderam, criam ressentimento, ansiedade. Passado e futuro não guardam possibilidades, lembra? Possibilidade é uma coisa que somente pode ser criada no presente. O poder que cria a mudança, é a consciência.

Amor, alegria, equanimidade são fontes de poder, enquanto o medo, a tristeza e a desigualdade o minam. Parece óbvio dizer isto, mas é bom nos atentarmos para o que sentimos diante de determinada situação ou pessoa, para fazermos escolhas que nos empoderam. 

E, para terminar, algumas práticas para se conectar com seu poder pessoal: busque experiências inspiradoras, arte, leitura, natureza e presença através da respiração. E procure tomar sol! Em várias tradições, o sol é ligado ao chakra do plexo solar, que é o chakra ligado ao poder pessoal. 

Que o seu poder traga bons frutos!